Artistas

Foto da artista Micaela Almeida usando óculos escuros no centro do recife com sua obra de Mega Mural de Naná Vasconcelos ao fundo

Micaela Almeida

Artista multifacetada de Recife, atua na arte urbana e na produção cultural. Desde 2016 desenvolve projetos focados em pintura muralista, intervenções urbanas e arte-educação. Dentre os projetos que produziu e realizou destacam-se em 2021 a intervenção urbana “Corpo-Território: Grandes Mulheres Presentes”, homenageando figuras femininas históricas e demarcando espaços significativos para mulheres do Recife, pelo qual recebeu o prêmio “Inspiradora” no World Creativity Day 2023; a intervenção “ColaNelas” em 2022, destacando mulheres que constróem diretamente a cultura popular de Pernambuco e que lutam contra a invisibilização. A artista já teve pinturas expostas no Museu da Abolição, Paço do Frevo, CasaZero e na Pinacoteca Potiguar/RN. Entre 2022 e 2024, por meio do programa Colorindo o Recife, produziu murais significativos e oficinas arte-educativas. Seu trabalho mais recente é o megamural “Naná Vasconcelos: Sinfonia & Batuques”, na qual homenageia o pernambucano eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo em frente ao Parque 13 de Maio. Realizou dois trabalhos de pintura em Natal/RN e Recife/PE que convergem na temática da valorização comunitária, da pesca artesanal e das tradições artesanais locais: a revitalização das fachadas do Conselho Comunitário de Ponta Negra e da Colônia de Pescadoras/es Z-10 de Itapissuma. Atualmente a artista participa da Comissão de Acompanhamento do programa Colorindo o Recife e desenvolve projetos culturais como "LAJE CRIADA", ateliê de serigrafia artesanal, e a exposição "No Manifesto das Ruas, Sou Meu Carnaval", que ressalta a história das manifestações populares do carnaval pernambucano a partir da arte contemporânea.

Foto da artista Paz Brandão tocando pandeiro com uma florest ao fundo

Paz Brandão

Nascida e criada no Recife, artista cujo talento e paixão a levaram a se destacar como cantora, compositora, atriz, artista plástica, produtora cultural, educadora e diretora musical. Sua carreira é significativa no cenário cultural pernambucano, especialmente como uma das principais responsáveis pela Abertura do Carnaval do Recife, atividade que exerceu de 2003 a 2023. A artista foi fundamental na produção geral do "Ubunto - Encontro dos Afoxés" em 2014, um evento que celebra a cultura afro-brasileira, e em 2024 na Coordenação do Polo Pátio do Terço, contribuindo para o rico mosaico cultural pernambucano. Com uma forte presença no Carnaval, também se destacou como diretora musical e cantora em diversas iniciativas, incluindo a Quadrilha Junina Raio de Sol, além de participar de projetos como "Sambas e Loas", Madrigal Unicap, Voz Nagô, Batucafro e com o renomado Naná Vasconcelos por mais de uma década. Sua trajetória é marcada por uma sólida experiência em produção executiva e gestão cultural, com destaque para sua atuação na Secretaria de Cultura da Cidade do Recife entre 2002 e 2018. Durante esse período, ela coordenou a Abertura do Carnaval, foi responsável pelo Cadastro Cultural do Recife na Casa do Carnaval e participou da Comissão dos Ciclos Culturais, onde contribuiu para a elaboração do Catálogo das Agremiações Carnavalescas de Pernambuco.