Artistas

Foto da artista Micaela Almeida usando óculos escuros no centro do recife com sua obra de Mega Mural de Naná Vasconcelos ao fundo

Micaela Almeida

Micaela Almeida, natural de Recife-Pernambuco-Brasil, é uma artista de criações em diversas linguagens, incluindo pinturas, colagem, escrita e tatuagem. Idealiza e produz editais culturais produzindo obras artísticas, além de facilitar aulas arte-educativas e realizar a expografia e montagem de exposições. Em suas obras busca comunicar a natureza humana e contribuir na libertação mental coletiva sob a perspectiva de indagações sociais pertinentes.
Iniciou as práticas artísticas em 2016 a partir da intervenção urbana com cartazes de lambe-lambe colados no espaço público, com mensagens para quebrar os padrões opressores impostos às mulheres. Em 2018 começa a desenvolver trabalhos de graffiti e pintura muralista. Participou de exposições coletivas em lugares como o Museu da Abolição, Paço do Frevo e Casa do Carnaval, em Recife, e na Pinacoteca Potiguar de Natal/RN. Em 2023 destaca-se pela pintura do 1º megamural do mundo em homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos, localizado na Rua Princesa Isabel, em frente ao Parque 13 de Maio. Em 2024 retratou 12 manifestações populares do carnaval pernambucano através da pintura, colagem e costura com a exposição “No Manifesto das Ruas, Sou Meu Carnaval”. A artista compõe a Comissão de Acompanhamento do Gabinete de Inovação Urbana, da Prefeitura do Recife, um canal voluntário entre a classe artística local e o poder público.

Foto da artista Paz Brandão tocando pandeiro com uma florest ao fundo

Paz Brandão

Nascida e criada no Recife, artista cujo talento e paixão a levaram a se destacar como cantora, compositora, atriz, artista plástica, produtora cultural, educadora e diretora musical. Sua carreira é significativa no cenário cultural pernambucano, especialmente como uma das principais responsáveis pela Abertura do Carnaval do Recife, atividade que exerceu de 2003 a 2023. A artista foi fundamental na produção geral do "Ubunto - Encontro dos Afoxés" em 2014, um evento que celebra a cultura afro-brasileira, e em 2024 na Coordenação do Polo Pátio do Terço, contribuindo para o rico mosaico cultural pernambucano. Com uma forte presença no Carnaval, também se destacou como diretora musical e cantora em diversas iniciativas, incluindo a Quadrilha Junina Raio de Sol, além de participar de projetos como "Sambas e Loas", Madrigal Unicap, Voz Nagô, Batucafro e com o renomado Naná Vasconcelos por mais de uma década. Sua trajetória é marcada por uma sólida experiência em produção executiva e gestão cultural, com destaque para sua atuação na Secretaria de Cultura da Cidade do Recife entre 2002 e 2018. Durante esse período, ela coordenou a Abertura do Carnaval, foi responsável pelo Cadastro Cultural do Recife na Casa do Carnaval e participou da Comissão dos Ciclos Culturais, onde contribuiu para a elaboração do Catálogo das Agremiações Carnavalescas de Pernambuco.